Biblioteca


Clique abaixo para conhecer todas as nossas coleções:


  Coleção CVSP
  Coleção Voluntariado Educativo
  Coleção Voluntariado no Brasil
  Coleção Voluntariado Universitário
  Multimídia
  Matérias da revista Filantropia
  Relatórios de Atividades do CVSP




Coleção CVSP


ca   Manual do Voluntário Programa Coração Voluntário CVSP 2011
Manual do voluntário que atua no CVSP, reflexões sobre o voluntariado, regimento interno, documentação.

ca   Palestra Voluntariado e Transformação
Conceitos e reflexões da Palestra " Voluntariado e Transformação Social

ca   Quer ser voluntário? Matéria Folha de SP /Revista de domingo 19/09/2010
Maratona para fazer o bem: em busca de voluntários mais preparados, ONGs profissionalizam seleção e treinamento de candidatos.
Jornalista Flávia Mantovani

ca   Voluntariado Ação Social Transformadora, Consciente e Solidária
Queremos que este material contribua para que mais pessoas se unam a causa do voluntariado e que as organizações sociais participem com programas de voluntariado atuantes, comprometidos e transformadores.

ca   Voluntariado Empresarial: aspectos jurídicos
Esclarece, exemplifica e difundi as questões jurídicas fundamentais para a implantação e gerenciamento de programas de voluntariado nas empresas, com o conhecimento do CVSP na área.

ca   Rede Paulista de Centros de Voluntariado
Hoje o estado de São Paulo conta com uma rede de 29 centros de voluntariado em diferentes municípios. Cada um realiza atividades e projetos adaptados a realidade local, mas a consciência de que juntos podem mais fez com que se formasse a Rede Paulista de centros de Voluntariado.







Coleção Voluntariado Educativo


  NOVO! Voluntários pela Educação
Um jeito de ver, participar e cuidar da educação.

  NOVO! Voluntariado Educativo - Uma Tecnologia Social
Voltada para educadores, estudantes e pessoas interessadas por educação, é uma publicação com três objetivos: apresentar o conceito de voluntariado educativo como uma tecnologia social, apresentar a metodologia de projeto de voluntariado educativo e compartilhar experiências exitosas vivenciadas por escolas de todo o Brasil.

  NOVO! Casos e Contos: Viagem por um Brasil solidário (vol.2)
Segundo volume da série que reúne experiências escolares de voluntariado educativo bem desenhadas, com diagnósticos claros e intencionalidade pedagógica. Destinado a qualquer pessoa que se interesse por educação e, especialmente, a gestores escolares, o livro visa abrir caminho para novas idéias e novos projetos. Prefácio de Celso Antunes.

  8 dicas de voluntariado
Apresenta dicas de voluntariado que podem contribuir para que o nosso país alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, da ONU. É uma forma de fazermos a nossa parte, de mudarmos a nossa realidade e a das pessoas que estão à nossa volta e, assim, mudarmos o mundo.

  Casos e Contos - Viagem por um Brasil Solidário
Apresentado pelo educador Antonio Carlos Gomes da Costa, reúne cem experiências de voluntariado educativo ganhadoras do Selo Escola Solidária 2003 que mostram como o processo de ensino-aprendizagem baseado nas reais necessidades e interesses da comunidade escolar complementa os conteúdos curriculares e favorece o desenvolvimento cognitivo e social do educando.

  Construindo um Projeto de Voluntariado
Guia desenvolvido para auxiliar professores e alunos na elaboração de projetos de voluntariado educativo. Útil também para pessoas que desejam montar projetos sociais fora da escola.

  Acabar com a fome e a miséria - 8 Jeitos de mudar o mundo
Comer é a mais básica das necessidades humanas. Não por acaso o primeiro dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, da ONU, é Acabar com a Fome e a Miséria. O propósito deste livro é mostrar que todos podem fazer algo transformador, duradouro e sustentável para ajudar a diminuir a pobreza e a fome.

  8 Jeitos de Mudar o Mundo na escola
A publicação apresenta algumas dicas de como pôr em prática nas escolas os 8 Jeitos de Mudar o Mundo, isto é, os objetivos de desenvolvimento estipulados pela ONU como forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas em todos os países.

  8 Jeitos de Mudar o Mundo na empresa
A publicação apresenta algumas dicas de como pôr em prática nas empresas os 8 Jeitos de Mudar o Mundo, isto é, os objetivos de desenvolvimento estipulados pela ONU como forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas em todos os países.

  Voluntariado educativo
Determinação, persistência, paixão e entusiasmo são marcas da juventude. Nesse livro, Adair Aparecida Sberga afirma que, se incentivarmos os jovens a usar sua força a serviço de causas sociais, eles poderão não só aprender a ser mais competentes e seguros, como também ajudar a construir um mundo mais solidário, humano e fraterno.

  Jovem voluntário, escola solidária
Convida alunos e educadores a se envolverem em projetos de voluntariado, em um resultado pedagogicamente rico e socialmente necessário. A idéia é estimular, sugerir, orientar a ação direta do jovem sobre o meio em que está inserido.

  Revolição - A revolução da vontade
Revolição, de Antônio Carlos Gomes da Costa, não propõe uma revolução, mas uma mobilização que parta da vontade de cada indivíduo de melhorar o Brasil. O que se faz desejável é que a cultura do voluntariado se instale de vez em nosso cotidiano como forma de melhorar a realidade. A escola solidária pode dar início a essa "revolição".

  Educação com afetividade
Ivan Roberto Capelatto aborda aqui a importância da afetividade nas relações entre os indivíduos. Uma vivência afetiva entre professores, alunos e pais dá ao sujeito a oportunidade de aprender a cuidar de si mesmo, das pessoas ao seu redor, da sua cidade e do seu país.

  Fome zero, educação dez - Como os voluntários podem fazer parte do programa Fome Zero
Cartilha elaborada por Nísia Werneck para informar e orientar o caminho daqueles que querem dar sua colaboração nesse movimento de resgate da cidadania de milhões de pessoas em todo o Brasil.





Coleção Voluntariado Universitário


  Mãos à obra! Como realizar um projeto voluntário
Sugestões de como o universitário pode colocar no papel seu projeto de voluntariado, para apresentá-lo a parceiros, organizações sociais e empresas, de forma a aumentar as chances de viabilizá-lo. Atualmente tem uma edição antiga para download. Tem que estar lá a edição mais recente!

  8 Jeitos de Mudar o Mundo na universidade
Dicas de como colocar em prática, nas universidades, ações voltadas para a realização dos Objetivos do Milênio.

  Mobilização do Trote: por que fazer?
Chegamos a um ponto em que a sociedade não aceita mais o trote violento, e os próprios calouros querem mudanças. O trote com caráter social surge como uma das muitas alternativas para reinventá-lo. A idéia é agregar valor a uma comemoração tão significativa e especial.

  Trote da Cidadania
A idéia do Trote da Cidadania nasceu em 1997 como forma de construir uma alternativa aos trotes violentos e humilhantes. O livro é uma coletânea das experiências, de maior destaque, de universitários que participaram do Trote da Cidadania 2002.






Coleção Educar


  Para o Brasil dar certo...
Faça parte, faça a sua parte

Publicação que dá um panorama do trabalho voluntário no Brasil, tratando de seus múltiplos aspectos.

  Educação voluntária e mídia
Publicação de Antônio Carlos Gomes da Costa e Geraldinho Vieira que tem o objetivo de consolidar uma atenção qualificada da mídia para o sistema educacional e tornar a educação um ponto prioritário da agenda nacional. Devido a seu potencial de promover mudanças, a mídia, além de comunicadora, é formadora de consciência e educadora.

  Educação, voluntariado e mundo empresarial
Mostra o que, por que e como as coisas podem ser feitas para que a força e o dinamismo do setor empresarial contribuam para mudar a realidade social brasileira. Versão reduzida do texto original “A educação e o mundo empresarial - A parceria que o Brasil precisa para dar certo”, de Antonio Carlos Gomes da Costa.


» Conheça os livros infantis da Fundação Educar









Multimídia


» Construindo um projeto de voluntariado

Vídeo baseado na publicação de mesmo nome. Tem o objetivo de auxiliar professores e alunos na elaboração de projetos de voluntariado educativo ou pessoas que desejam montar projetos sociais fora da escola.




» Vídeo Institucional CVSP




» Spot para rádios de incentivo e mobilização para o voluntariado, desenvolvidos voluntariamente pela Fundação Cásper Líbero



» Vídeos






















Matérias da revista Filantropia



 
Franquias Sociais - Edição 33, ano VII, 2008.
   

 

 

Certificações - Edição 34, ano VII, 2008.

 

     
 

Dpto. de Mobilização de Recursos - Edição 35, ano VII, 2008.

 

     
 

Organizar Eventos para Captar Recursos - Edição 36, ano VII, 2008.

 

     
 


Geração de Renda - Edição 37, ano VII, 2008.

 

     
 
Unindo Forças pelo Bem - Edição 38, jan/fev, 2009.
     
 


Crescimento em Larga Escala - Edição 39, mar/abril, 2009.

     
 


A falta que faz falta - Edição 40, mai/jun, 2009.






Músicas do CVSP




 
     
 
     
 
     
 





Relatórios de Atividades do CVSP




   
   
   
   
   
   
Centro de Voluntariado de São Paulo
Fone: (11) 3284.7171
voluntariado@voluntariado.org.br
 
Patrocínio:       Apoio: