Voluntariado: O que é ser voluntário?

voluntariado

Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento  para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Existem diversas formas e oportunidades de participação, presencialmente ou a distância:

  • Realizando ações individuais – Por exemplo: profissionais liberais (médicos, advogados etc.) que atendem a uma organização social ou pessoas carentes, ou outras iniciativas como estimular matrículas de crianças em escolas, alfabetizar adultos, doar sangue, dar aulas de artesanato, incentivar a coleta seletiva de lixo.
  • Participando de campanhas – Por exemplo: as campanhas de doação de sangue, de coleta de livros, de brinquedos, de alimentos, de reciclagem de lixo, do trote cidadão, pela paz, pelo voto consciente, entre outras.
  • Juntando-se a grupos comunitários – Apoiar a escola pública local, a associação de moradores ou atuando em alguma necessidade específica da comunidade como urbanização, saneamento e saúde, etc.
  • Trabalhando em Organizações Sociais – que atuam em diferentes causas e oferecem inúmeras oportunidades nas áreas da saúde, assistência social, educação, cidadania, cultura, meio ambiente.
  • Participando de Projetos Públicos – Trabalhando junto as diversas secretarias municipais e estaduais que visam a melhoria da cidade e das condições de vida da comunidade.
  • Sendo Voluntário em Escolas – Procurar alguma escola pública ou particular. Participar da Associação de Pais e Mestres da escola de seus filhos ou de outros projetos ligados ao voluntariado, por exemplo, Escola da Família que funciona nos finais de semana em todo o Estado de São Paulo.

O que é um Centro de Voluntariado?

É uma associação civil sem fins lucrativos, que tem como missão incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário, mobilizando as pessoas que querem fazer um trabalho voluntário, e quando for o caso, fazendo a ponte com as organizações sociais que precisam de voluntários para a melhoria da qualidade de vida da cidade onde está localizado.

Como faço para me tornar um voluntário?

Você pode começar uma ação voluntária identificando uma causa ou necessidade social e descobrindo uma maneira de colaborar. Pode procurar uma organização social perto da sua casa, participar de uma campanha na qual acredite ou procurar o CVSP.

Eu posso escolher onde quero trabalhar?

Sim é você, VOLUNTÁRIO, quem escolhe onde realizará as atividades de acordo com suas aptidões, disponibilidade de horário, área de interesse, localização, etc. Se você escolheu trabalhar em uma organização social, você deverá entrar em contato com o coordenador de voluntários da organização selecionada e agendar uma visita para conhecer e conversar sobre as possibilidades da realização de seu trabalho voluntário.

O CVSP oferece a palestra “Voluntariado e Transformação Social” que orienta sobre as possibilidades e oportunidades de trabalho voluntário.

Quantas horas eu tenho que dedicar ao trabalho?

Depende de quantas horas você pode ou quer doar e da necessidade do trabalho escolhido.

Eu posso trabalhar aos finais de semana?

Sim. Algumas organizações sociais trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana e existem vários tipos de trabalho que podem ser feitos em sua própria casa.

Posso escolher dia e hora para trabalhar?

Sim, é importante que o trabalho voluntário se ajuste a sua vida. Acerte esses horários diretamente com o coordenador de voluntários da organização escolhida.

As Organizações Sociais reembolsam despesas de transporte?

A Lei do Trabalho Voluntário permite o reembolso das despesas com transporte, mas nem sempre as organizações tem condições de reembolsa-la.

Você, como voluntário, deve se informar com o coordenador da organização.

Existe o “Dia do Voluntário”?

Sim. No primeiro domingo de julho, o município de São Paulo – SP comemora o Dia do Voluntário Social. Em 28 de agosto comemora-se o Dia Nacional do Voluntariado e dia 05 de dezembro é o Dia Internacional do Voluntário.

É preciso ter algum conhecimento especial para ser voluntário?

Não, há um trabalho voluntário adequado a cada pessoa. Algumas vagas exigem conhecimento técnico específico, mas, em geral, basta ter vontade para ser voluntário.

publicado
Categorizado como Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *